segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto de revitalização do Trono de Fátima foi o único a sair do papel




    O projeto de restauração do Trono de Fátima, idealizado pela entidade Ama Centro Histórico em parceria com a Congregação Mariana, parece ser o único a beneficiar monumentos tombados recentemente. Enquanto um mutirão promove uma série de melhorias no primeiro, os demais - que incluem, por exemplo, o Cinema Petrópolis e o Belvedere, continuam com aspecto abandonado. 
   A campanha que se chama “Florir o Caminho do Rosário” já começou a ser colocada em prática e as flores já plantadas em todo o caminho que da acesso ao Trono de Fátima, além da restauração do monumento que recebe inúmeros turistas todos os dias. “Nossa cidade é turística, é disso que ela vive.     O tombamento de monumentos históricos não quer dizer abandoná-los no esquecimento, mas sim dar continuidade ao que já foi feito. O projeto do Trono de Fátima é um projeto piloto e que seria ótimo que servisse de exemplo para outras entidades em outros monumentos”, disse Myriam Born, que é presidente da Ama Centro Histórico. 
   A expectativa é de que após a restauração do Trono de Fátima, outros monumentos comecem a receber a mesma atenção. “A cidade precisa trazer de volta seu foco ao turismo, a riqueza de verdes que temos aqui, a topografia. Já somos um local agradável para todos que vem nos visitar, mas é preciso que haja uma atualização. O trabalho do “Caminho do Rosário” já começou a ser feito para mostrar à população que o projeto de revitalização do Trono de Fátima já começou”, disse. 
   O local tem identidade histórica e sua construção já que contou com o trabalho solidário da população. Na época os fiéis carregaram as pedras e tijolos, no movimento que ficou conhecido como a “Romaria das Pedras”, e agora a ideia é realizar a “Romaria das Flores”. 
   O propósito da Campanha, segundo Myriam Born, além de servir para dar maior visibilidade possível ao monumento para facilitar a futura captação dos recursos para a realização do projeto executivo, serve também para integrar cada vez mais o monumento à vida da cidade, tornando-o ainda mais conhecido dos próprios petropolitanos e dos turistas em geral. 
  De acordo com a prefeitura, o Parque Cremerie, que também foi tombado há mais de um ano, vai receber melhorias, mas não há projeto dedicado apenas ao local. O local, de acordo com nota enviada, vai passar por um processo de revitalização, como o que está sendo executado em outros parques na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário