terça-feira, 21 de maio de 2013

Após quatro meses, clubes ainda não conseguiram a liberação dos bombeiros

    Interditados para eventos com aglomeração de público, como festas e bailes, desde janeiro, devido ao não cumprimento das exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip), os clubes Magnólia e Corrêas lutam para gerar receita e manter-se funcionando. Nos dois casos, cerca de 70% da renda foi comprometida, o que tem inviabilizado a reforma necessária para adequação ao código. Projetos sociais foram cancelados, competições saíram do calendário e funcionários foram demitidos. Os presidentes das instituições cobram soluções mais viáveis para cumprir as determinações.



   . No caso do Magnólia, a falta de hidrantes foi o principal item cobrado pelo Corpo de Bombeiros. Também foram exigidas melhorias na sinalização das saídas de emergência, instalação de mais extintores de incêndio, além do alargamento de uma das portas do clube.


    As edificações de reunião de público seguem exigências que variam conforme as características e dimensões dos locais. As principais determinações são extintores portáteis para construções com até 900m² e 2 pavimentos e sistemas de combate fixos, como canalização preventiva (caixas de incêndio com hidrantes e mangueiras), rede de chuveiros automáticos, para edificações com dimensões maiores. Em relação às rotas de escape, deve haver, no mínimo, duas portas para que não haja sobreposição de fluxo (saída e entrada de pessoas). A largura das portas de saída deve ser proporcional à quantidade prevista de público, devendo ter, no mínimo, dois metros de largura. Ainda deve haver sinalização e iluminação de emergência em todas as saídas e rotas de fuga; as portas devem possuir dispositivos de abertura rápida de dentro para fora (barras antipânico); quando o escoamento de público de local de reunião se fizer através de corredores ou galerias, estes devem possuir uma largura constante até o alinhamento do logradouro, igual à soma das larguras das portas. Essas são informações de caráter geral e variam de acordo com o estabelecimento. As exigências do Coscip são baseadas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e (em parte) nas normas da National Fire Protection Association (NFPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário