segunda-feira, 17 de junho de 2013

13º Edição: Festival Dell’Arte terá 49 espetáculos


   O mais tradicional e esperado festival de inverno de Petrópolis já está com data para começar: 5 de julho. Ao todo, serão 49 eventos entre shows, balés, ópera, corais e peças teatrais, com a presença de jovens promissores talentos. A 13ª edição do Festival de Inverno da Dell’Arte vai acontecer em diversos locais da cidade, como Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Palácio Rio Negro, Hotel Solar do Império e, em novos espaços como a Câmara Municipal, Casa Cláudio de Souza e no restaurante Don Bistrô, pioneiro em receber o festival em Itaipava. 
   Além das atrações culturais, o evento pretende arrecadar mais de quatro toneladas em alimentos perecíveis que serão entregues à instituições carentes. Neste ano, o festival vai comemorar o Ano da Alemanha no Brasil, os 150 anos de Ernesto Nazareth, o bicentenário de Verdi, os 70 anos de morte de Rachmaninoff e o centenário de Vinícius de Morais. As novidades foram apresentadas pela presidente da Dell’Arte, Myrian Dauelsberg, durante uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira que também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor, do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente, do diretor de Cultura da Fundação de Cultura de Petrópolis, Claudio Gomide, representando também o prefeito Rubens Bomtempo, da madrinha do evento deste ano, Célia D’Azevedo e do pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara, Padre Jac. “A programação deste ano foi organizada para o público sair de um espaço e ir para outro de acordo com a topologia da cidade e poder assistir a todos os espetáculos. O tempo passou rápido e já chegamos a 13ª edição. Só tenho a agradecer a todos os parceiros e patrocinadores que são os grandes incentivadores. Nesse ano, teremos eventos direcionados para todas as classes e idades, apesar da música clássica sempre guiar todos os nossos passos, estamos abertos para a oportunidade de mostrar os novos talentos culturais. Também estamos levando atrações para o Don Bistrô numa primeira tentativa de fazer o festival acontecer em Itaipava. Espero que os petropolitanos prestigiem a programação que inclui Petrópolis no trajeto dos grandes artistas que estão acostumados a se apresentar nas grandes metrópoles e em outros países”, disse Myrian. 
O festival ajuda a fomentar o turismo da região gerando grande movimento de visitantes nos hotéis, pousadas e restaurantes. Desta vez, o Palácio Amarelo também vai ser palco de demonstrações de cultura e artes. “Esse é o primeiro ano em que a Câmara participa dessa ação com a obrigação de bater a meta do ano passado e arrecadar mais de quatro toneladas de alimentos. Como representante do legislativo me sinto honrado em abrir as portas do Palácio Amarelo e agradeço a oportunidade de abrir a casa para receber os visitantes”, afirmou o vereador Paulo Igor. 
   Para Claudio Gomide, a cidade só tem a agradecer à Dell’Arte pela inciativa. “Espero que continuemos nessa parceria cultural por muitos anos. Myrian se propôs a fazer esse festival, sem desanimar durante 13 anos, mostrando que a música é uma grande incentivadora. Também não podemos deixar de agradecer a campanha de arrecadação de alimentos que ocorre há dez anos e mostra que a solidariedade não pode acontecer apenas no final do ano, porque muitas instituições dependem dessa ação”. 
   O diretor do Museu Imperial disse estar extremamente feliz em abrir as portas da Casa Cláudio de Souza para ser mais um palco dos eventos. “Como apreciador de música tenho certeza de que a música é o caminho mais perto para o sublime e, por isso, proporciona momentos especiais para pessoas de todas as idades. Nós do Museu estamos muito agradecidos por ter e oportunidade de levar encontros culturais do festival para a Casa Claudio de Souza”. 
   A abertura de gala do festival vão ocorrer na sexta-feira, dia 5 de julho, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com o concerto do organista Marcelo Giannini, brasileiro radicado há mais de 30 anos na Alemanha, reverenciado pela crítica e pelo público internacional, com a participação do Coral Municipal de Petrópolis, regido pelo maestro Paulo Afonso. 
   Entre os destaques da programação estão as palestras sobre música clássica com especialistas e os Concertos ao Meio-Dia e à Luz de velas no Museu Imperial, as manhãs infantis e Série Cristal Jazz no Palácio de Cristal, os Chás musicais, os concertos no Palácio Rio Negro, os filmes no Centro de Cultura Raul de Leoni e o já consagrado Festival vai à praça, na Praça da Liberdade. 
   Os ingressos têm preços populares, mas muitos espetáculos têm entrada franca mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site www.fipet.net.br e no fbwww.facebook.com/festivaldeinvernodepetropolis/Dellarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário