Santo casamenteiro e preocupado com os pobres são alguns dos muitos atributos de Santo Antônio, que tem seu dia comemorado pela Igreja Católica hoje, 13 de junho. Em Petrópolis, a igreja que leva o nome do santo preparou uma série de homenagens que inclui missas, quermesses e a tradicional benção dos pães.
A programação começou logo cedo, às 7h, com missa solene celebrada pelo bispo Dom Gregório Paixão. A partir da celebração, a cada duas horas acontecem outras missas, até às 19h, quando será realizado o encerramento das comemorações.
Na sede da igreja haverá barracas com comidas, bebidas e brincadeiras para toda a família, durante o dia. Para quem quiser participar das comemorações, a igreja de Santo Antônio fica na Avenida Coronel Albino Siqueira, no bairro Alto da Serra.
Santo Antônio de Pádua era português e nasceu em 1195, em Lisboa. De família rica e nobre, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Após os estudos, foi ordenado sacerdote.
Com apenas 26 anos, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas não ficou nele por muito tempo. Ele decidiu sair pela Itália praticando a caridade, catequizando o povo simples, dando assistência espiritual aos enfermos e excluídos e até mesmo organizando socialmente essas comunidades.
Morreu em 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos de idade. Sua popularidade era tão grande que seu sepulcro virou alvo de peregrinações. São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário