Já em comemoração pelo grande público que a Rua Teresa recebeu nos últimos dias, após quatro anos sem a colaboração do governo municipal para divulgação do polo de moda pelo Brasil, os empresários, funcionários e compradores do shopping a céu aberto, com mais de 1200 lojas tem mais motivos para celebrar. A Associação da Rua Teresa,assinou na manhã de sexta-feira (14) o convênio com a Prefeitura de Petrópolis para o recebimento de uma verba mensal de R$ 12.500 – R$ 150 mil por ano – direcionado, entre outras coisas, ao investimento em ações publicitárias, assim como, não menos importante, à remuneração dos guias de turismo, peças fundamentais para manter a Rua cheia, gerando economia para a cidade.
Além da presidente da Arte, Cláudia Pires, e do Prefeito Rubens Bomtempo, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Igor, o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, o Secretário Municipal de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa e o Secretário Municipal de Administração e de Recursos Humanos, Carlos Henrique Manzani ajudaram a compor a mesa.
“É fundamental que vocês possam remunerar os guias, poder cadastrá-los como microempreendedores individuais para que eles possam emitir nota fiscal como prestadores de serviço para a Rua Teresa. Dessa forma vocês poderão prestar conta do convênio e é dessa maneira que nós vamos trazer, novamente, esses profissionais para a Rua Teresa. Para vocês poderem oferecer também um café da manhã aos sábados, botar logo o tapete vermelho, para que os guias tragam os compradores de volta para Petrópolis, disse o Prefeito .
Na plateia estavam empresários, vereadores e outros membros da equipe do governo. Aproveitando um comentário do prefeito sobre a possível colaboração da Arte no pagamento do pedágio das vans de turismo e a presença do diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Gilmar Silva de Oliveira, Marcelo Fiorini fez um apelo para que o órgão reforce a fiscalização das áreas de estacionamento da Rua Teresa, impedindo que carros de passeio ocupem espaços destinados à vans e ônibus de turismo.
“A Rua Prefeito Ari Barbosa foi uma concessão que vocês fizeram pra gente na época pra estacionar as vans e hoje vem sendo muito utilizada para esse fim. Então eu queria pedir que a gente aumentasse o número de vagas, sinalizasse melhor e fiscalizasse melhor. Já que a gente vai fazer esse trabalho de trazer as vans pra cá é importante que a gente tenha onde colocá-las”.
Segundo a presidente da Arte, essa verba já estava sendo esperada há bastante tempo, e agora só resta agradecer o compromisso cumprido pelo governo municipal e pelo prefeito Rubens Bomtempo. “Nós já começamos a divulgação da Rua Teresa e de Petrópolis na mídia com a campanha que inclui o ex-jogador Bebeto, que atinge Rio de Janeiro e Minas. Agora, com essa verba, vamos estender esse trabalho de divulgação nos conectando com o interior de São Paulo, a Baixada Fluminense e nossos vizinhos do sul do estado, Três Rios, Paraíba do Sul e arredores. Para isso, de qualquer forma, também precisamos da colaboração dos empresários”, declarou Cláudia.
Além da assinatura do convênio e da atenção aos guias de turismo, o prefeito reafirmou o compromisso de realização, e inclusão no calendário de eventos do governo, da Feira de Confecções, que deve acontecer em agosto, assim como da assinatura do convênio com os outros principais polos de moda de Petrópolis, Bingen e Feirinha de Itaipava, que, junto com a Rua Teresa, colaboraram na conquista do título de Capital da Moda do Estado do Rio de Janeiro, em 2012.